LER É APRENDER, VIAJAR, CONHECER, DIVIDIR, SOMAR CONHECIMENTOS.

LER É APRENDER, VIAJAR, CONHECER, DIVIDIR, SOMAR CONHECIMENTOS.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

PROJETO : DESPERTANDO PARA A CIDADANIA















Atividades: Semana da família e orientações para os alunos ( ética, sexualidade, cidadania)


JUSTIFICATIVA :

O ser humano, sendo um animal racional tem uma condição social necessita de segurança e cuidados, sobre tudo nos seus primeiros anos de vida, para ajuda de sua sobrevivência. A família é a instituição social responsável para cumprir essas tarefas, de ajuda a um novo ser.
Cada família tem uma organização própria e estrutura na qual são desempenhados papéis e funções por cada um dos elementos que a constituem.
Tradicionalmente em uma família existem os seguintes papéis principais: de pai, mãe e filho, podendo ser alargado a avós, tios, primos sobrinhos entre muitos mais. A noção de pertença de uma família é adquirida com os desempenhos desses mesmos papéis.
Já na atualidade, existem diferentes modelos de unidades familiares não existindo regras básicas de parentesco, filhos morando apenas com um dos pais, (devido a separações, casais sem filhos , uniões homossexuais etc.)
Com o desenvolvimento industrial o modo como a família era percebida mudou, antes teria que existir uma certa constância, manutenção dos mesmos padrões sociais , as mulheres teriam que suportar o que tinham dentro das quatro paredes , depois disso com a emancipação desta o modo como a família foi encarada mudou . A mulher passou a assumir um papel diferente em casa e na sociedade. A própria sociedade passou a encarar o papel da mulher como pessoa, como membro da família.
Conforme dados acima citados, pretende-se com este projeto falar sobre o que é a família, sua relação enquanto primeira sociedade do indivíduo, e sua nova estrutura, fazendo uma relação e investigação do modo de como se relacionam.

Objetivo:


O Projeto Despertando para a Cidadania que tem como objetivo “estimular os alunos enquanto cidadãos de forma a despertar a consciência da importância do exercício dos direitos e deveres, da educação na vida dos indivíduos e da necessidade da prática do bom convívio”, buscou uma parceria com o PROGRAMA VIDA FELIZ – Chapecó, do Centro Social Marista - CESMAR.


METODOLOGIA :

PALESTRANTES: CENTRO SOCIAL MARISTA DE CHAPECÓ PROGRAMA VIDA FELIZ EM 2.009 .

ENVOLVIDOS: Comunidade escolar, entre eles, pais, mães, responsáveis , alunos e professores.

As palestras com alunos acontecerão durante o período de aulas , com acompanhamento dos professores de sala .

Palestras com pais será no dia 14/10 /09. a partir das 19:00 minutos.

Este Programa desenvolve um trabalho com crianças e adolescentes nas escolas de ensino fundamental. As séries que os integrantes do Programa trabalham são de 5ª a 8ª Séries Finais, com temas pertinentes para cada série. Desta maneira, o Programa Vida Feliz desenvolve palestras e dinâmicas.

5ª série: Tema Arte do saber
6ª série: Tema Amizade e relacionamento
7ª série: Tema Cidadania
8ª série: Tema Afetividade e sexualidade
Através de um contato com os integrantes do Programa, agendamos para os dias 13; 14 e 15 de outubro de 2009 trabalhos com a comunidade escolar. Está programado para os dias 13 e 15 de outubro, conforme cronograma em anexo, as atividades.
O dia 14 de outubro foi reservado para a família, a temática a ser desenvolvida é referente à família na contemporaneidade, a importância desta instituição na vida social e de que maneira a família pode contribuir para a formação de caráter de seus filhos. Nesta data seremos contemplados com uma palestra que abordará que abordará os temas acima citados, no período noturno às 19:30 minutos.


Mara M. Gai Corseuil
Assistente Social
CRSS 4423 12ª região.
Equipe diretiva e professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário