"Um país se faz com homens e livros"
(Monteiro Lobato
José Bento Monteiro Lobato nasceu em 18 de abril de 1882, em Taubaté, no Vale do Paraíba. Estreou no mundo das Letras com pequenos contos para os jornais estudantis dos colégios Kennedy e Paulista.
Viveu um tempo como fazendeiro e foi editor de sucesso. Mas foi como escritor infantil que Lobato despertou para o mundo em 1917. Escreveu, nesse período, sua primeira história infantil, "A menina do Narizinho Arrebitado". Com capa e desenhos de Voltolino, famoso ilustrador da época, o livrinho, lançado no natal de 1920, fez o maior sucesso. Dali nasceram outros episódios, tendo sempre como personagens Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Anastácia e, é claro, Emília, a boneca mais esperta do planeta.
Insatisfeito com as traduções de livros europeus para crianças, ele criou aventuras com figuras bem brasileiras, recuperando costumes da roça e lendas do folclore nacional. E fez mais: misturou todos eles com elementos da literatura universal da mitologia grega, dos quadrinhos e do cinema.
No Sítio do Picapau Amarelo, Peter Pan brinca com o Gato Félix, enquanto o Saci ensina truques a Chapeuzinho Vermelho no país das maravilhas de Alice. Mas Monteiro Lobato também fez questão de transmitir conhecimentos e ideias em livros que falam de história, geografia e matemática, tornando-se pioneiro na literatura paradidática - aquela em que se aprende brincando.
Monteiro Lobato foi-se aos 66 anos de idade, deixando uma imensa obra para crianças, jovens e adultos e o exemplo de quem passou a existência sob a marca do inconformismo.
A ESCOLA MUNICIPAL SANTA TEREZINHA REALIZOU TRABALHOS DIFERENCIADOS PARA LEMBRAR O DIA DO LIVRO. DRAMATIZAÇÕES E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, MOMENTOS DE LEITURA NA SALA DO LITERATÓRIO, PESQUISAS SOBRE MONTEIRO LOBATO NA SALA DE INFORMÁTICA E CONFECÇÃO DE LIVROS NAS AULAS DE LINGUA PORTUGUESA. A ESCOLA DESENVOLVE O PROJETO LEITURA ONDE OS ALUNOS ESCOLHEM SEUS LIVROS NA BIBLIOTECA E LEVAM PARA CASA PARA LER. E A CADA QUINZE DIAS É FEITO AULAS DE LEITURA COM DIFERENTES ESTRATÉGIAS EM SALA DE AULA E NA BIBLIOTECA DA ESCOLA ONDE OS ALUNOS ESCOLHEM OS LIVROS PARA LER, INCENTIVANDO ASSIM O HÁBITO DA LEITURA. POIS LER É VIAJAR PELO MUNDO REAL E IMAGINÁRIO,TRANSFORMA NOSSA FORMA DEPENSAR E INRIQUECE O NOSSO CONHECIMENTO, DESENVOLVE O SENSO CRITICO, NOSSA CAPACIDADE INTELECTUAL E ESPIRITUAL DE APRENDER E PROGREDIR.
“É preciso fazer compreender à criança que a leitura é o mais movimentado, o mais variado, o mais engraçado dos mundos.”
Alceu Amoroso Lima
“Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história”.
Bill Gates
VIAJAR PELA LEITURA
Viajar pela leitura
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim sem compromisso,
você vai me entender.
Mergulhe de cabeça
na imaginação!
Clarice Pacheco
terça-feira, 20 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
É muito bom poder fazer parte de atividades como estas realizadas na escola, onde pode-se observar a atenção, o interesse completo dos alunos no que está sendo apresentado.
ResponderExcluirParabéns a todos da escola pelas belíssimas atividades ali realizadas. Bjo da prof Lú.
Achei um primor a poesia sobre viajar pela leitura de Clarice Pacheco. Parabéns pelo belo trabalho!!!
ResponderExcluir