LER É APRENDER, VIAJAR, CONHECER, DIVIDIR, SOMAR CONHECIMENTOS.

LER É APRENDER, VIAJAR, CONHECER, DIVIDIR, SOMAR CONHECIMENTOS.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

MONTAGEM DE MAQUETES SOBRE BAIRROS E MORADIAS
Professora: lenita - 3º ano

















PROJETO SOCIAL























CESMAR - Educadores do Centro Social Marista. Programa "VIDA FELIZ"

terça-feira, 20 de abril de 2010

18 DE ABRIL DIA NACIONAL DO LIVRO

"Um país se faz com homens e livros"
(Monteiro Lobato
José Bento Monteiro Lobato nasceu em 18 de abril de 1882, em Taubaté, no Vale do Paraíba. Estreou no mundo das Letras com pequenos contos para os jornais estudantis dos colégios Kennedy e Paulista.
Viveu um tempo como fazendeiro e foi editor de sucesso. Mas foi como escritor infantil que Lobato despertou para o mundo em 1917. Escreveu, nesse período, sua primeira história infantil, "A menina do Narizinho Arrebitado". Com capa e desenhos de Voltolino, famoso ilustrador da época, o livrinho, lançado no natal de 1920, fez o maior sucesso. Dali nasceram outros episódios, tendo sempre como personagens Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Anastácia e, é claro, Emília, a boneca mais esperta do planeta.
Insatisfeito com as traduções de livros europeus para crianças, ele criou aventuras com figuras bem brasileiras, recuperando costumes da roça e lendas do folclore nacional. E fez mais: misturou todos eles com elementos da literatura universal da mitologia grega, dos quadrinhos e do cinema.
No Sítio do Picapau Amarelo, Peter Pan brinca com o Gato Félix, enquanto o Saci ensina truques a Chapeuzinho Vermelho no país das maravilhas de Alice. Mas Monteiro Lobato também fez questão de transmitir conhecimentos e ideias em livros que falam de história, geografia e matemática, tornando-se pioneiro na literatura paradidática - aquela em que se aprende brincando.
Monteiro Lobato foi-se aos 66 anos de idade, deixando uma imensa obra para crianças, jovens e adultos e o exemplo de quem passou a existência sob a marca do inconformismo.

A ESCOLA MUNICIPAL SANTA TEREZINHA REALIZOU TRABALHOS DIFERENCIADOS PARA LEMBRAR O DIA DO LIVRO. DRAMATIZAÇÕES E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, MOMENTOS DE LEITURA NA SALA DO LITERATÓRIO, PESQUISAS SOBRE MONTEIRO LOBATO NA SALA DE INFORMÁTICA E CONFECÇÃO DE LIVROS NAS AULAS DE LINGUA PORTUGUESA. A ESCOLA DESENVOLVE O PROJETO LEITURA ONDE OS ALUNOS ESCOLHEM SEUS LIVROS NA BIBLIOTECA E LEVAM PARA CASA PARA LER. E A CADA QUINZE DIAS É FEITO AULAS DE LEITURA COM DIFERENTES ESTRATÉGIAS EM SALA DE AULA E NA BIBLIOTECA DA ESCOLA ONDE OS ALUNOS ESCOLHEM OS LIVROS PARA LER, INCENTIVANDO ASSIM O HÁBITO DA LEITURA. POIS LER É VIAJAR PELO MUNDO REAL E IMAGINÁRIO,TRANSFORMA NOSSA FORMA DEPENSAR E INRIQUECE O NOSSO CONHECIMENTO, DESENVOLVE O SENSO CRITICO, NOSSA CAPACIDADE INTELECTUAL E ESPIRITUAL DE APRENDER E PROGREDIR.
“É preciso fazer compreender à criança que a leitura é o mais movimentado, o mais variado, o mais engraçado dos mundos.”
Alceu Amoroso Lima
“Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história”.
Bill Gates

VIAJAR PELA LEITURA
Viajar pela leitura
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim sem compromisso,
você vai me entender.
Mergulhe de cabeça
na imaginação!
Clarice Pacheco

sábado, 17 de abril de 2010

MODELO DE CELULA ANIMAL

OS ALUNOS DA 7ª SÉRIE CONFECCIONARAM UM MODELO DE CÉLULA HUMANA REPRESENTANDO AS ORGAMELAS, PARTE DO NÚCLEO, CITOPLASMA, MEMBRANA PLASMÁTICA. CONTUDO CADA UM DEVERIA OBSERVAR AS PROPORÇÕES DE CADA PARTE E ELABORAR UMA LEGENDA PARA A CÉLULA. PARA REALIZAR O TRABALHO FORAM UTILIZADO OS SEGUINTES MATERIAIS: ARGILA, PAPELÃO, JORNAL, GELATINA E OUTROS.
PROF. Franciele - disciplina de ciências.




quinta-feira, 15 de abril de 2010

DESPERTANDO A CRIATIVIDADE

NAS TURMAS DE 5ª SÉRIE FOI DESENVOLVIDO UM MODELO DE OBJETO QUE ELES JULGAVAM NECESSÁRIO APERFEIÇOAR OU IDEALIZAR PARA QUE UTILIZASSEM NO SEU DIA A DIA OU NO FUTURO. PARA CONFECCIONAR O MODELO FOI USADO COLAGENS, PINTURAS, LITROS DESCARTÁVEIS, PAPELÃO, PAPEL COLORIDO... O MODELO FOI APRESENTADO EM SALA DE AULA, ONDE CADA UM FALOU O NOME DO MODELO E A UTILIDADE DE SUA CRIAÇÃO.

Prof. Franciele - disciplina de ciencias.

CONHECENDO O BRASIL

Pensar o espaço, segundo Milton Santos, é pensar o todo e não o fragmento. Assim, para analisarmos o Brasil, torna-se necessário conhecer suas especificidades, suas caracteristicas que o tornam único no universal, no global. Com este próposito busca-se situar nossos educandos no tempo e no espaço, a partir do lugar, que agora é global, através dos diversos fluxos que nos inserem naciranda do mundo capitalista contemporâneo e com o novo papel do Brasil neste contexto.
Trabalho desenvolvido na disciplina de geografia com as 6ª séries.
Prof: Valdir
















O BRASIL
O Brasil é um país Continental que se localiza na America do Sul, tem 27 estados e 5.564 munícipios e é dirigido por três poderes: Executivo, Legislativo e Judicíário. A lei maior dentro de um país é a Constituição Federal, aqual é um conjunto de leis que regem os direitos e os deveres dos cidadãos. O Brasil tem a maior bacia hidrográfica do mundo que é o Rio Amazonas localizado ao norte do país.
Milton Santos foi um cientista que resolveu tentar repartir o brasil em quatro regiões, região concentrada com (Sul e Sudeste), Amazônia (Norte), Região Nordeste e Centro Oeste. Ele dividiu dessa maneiralevando em consideração os recursos de cada região.
O Brasil além de ter paisagens magníficas como Foz do Iguaçú, Riode Janeiro e outros, tem em cada região vários pontos turisticos para visitantes e turistas. Nosso país é um dos países mais visitados por pessoas de países vizinhos ou distantes.
Aluna: Poliana de Souza - 6ª série.

terça-feira, 13 de abril de 2010

GUERRA DOS CANUDOS




MOSTRA DAS GUERRAS MESSIÂNICAS DO BRASIL
Trabalho desenvolvido com as 8ª séries
Prof. Eliane Toigo
Guerra de Canudos Canudos não se rendeu.Exemplo único em toda a história, resistiu até o esgotamento completo. Expugnado palmo a palmo, na precisão integral do termo,caiu no dia 5, ao entardecer, quando caíram os seus últimos defensores, que todos morreram. Eram quatro apenas: um velho, dois homens feitos e uma criança, na frente dos quais rugiam raivosamente cinco mil soldados. (Trecho livro Os Sertões.Euclides da Cunha) Com discursos messiânicos e antireplublicanos, Antonio Conselheiro juntou em Belo Monte (Juazeiro/BA)pessoas dispostas a realizar aqui na Terra a promessa da vida no ceu. Tal fato atraiu muitos, ameaçando fazendeiros e até mesmo o poder da Igreja oficial. Com tropas federais e locais associada a muita violência eliminaram a afronta ao poder.
GUERRA DO CONTESTADO
O conflito do Contestado pode ser explicado pelas transformações modernizadoras introduzidas na região de SC, que agravaram as tensões causadas pelas disputas de terras que ja vinham ocorrendo anteriormente. A construção de uma ferrovia, a instalação deuma grande madeireira, o próprio regime replublicano afetou as relações sociais e politicas na região e pode ser considerado também um elemento estranho à cultura sertaneja. A questão da terra, a forma religiosa que assumiu o movimento é fundamental para explicar como esses caboclos perderam a partir da espoliação suas condições materiais de existencia, até então garantidas pelo acesso a um pedaço de Terra. Um pedaço de papel amassado e ensanguentado encontrado no bolso de um cabloco que combateu na Guerra Santa resume a questão: "NOIS NÃO TEM DIREITO DE TERRAS TUDO É PARA AS GENTE DA OROPA."

quinta-feira, 8 de abril de 2010

COMEMORAÇÃO DA PÁSCOA

No dia 31/03/2010 a Secretaria de Educação de Xaxim promoveu um momento cultural em comemoração a Páscoa. As escolas municipais se fizeram presentes com números artísticos.