LER É APRENDER, VIAJAR, CONHECER, DIVIDIR, SOMAR CONHECIMENTOS.

LER É APRENDER, VIAJAR, CONHECER, DIVIDIR, SOMAR CONHECIMENTOS.

terça-feira, 29 de junho de 2010

ARTE NA COPA

segunda-feira, 28 de junho de 2010

ARAIÁ DE SÃO JOÃO SANTA TEREZINHA PRA LÁ DE BAMMMMMMMM

VULCANISMO

O VULCANISMO PROVOCA VÁRIAS CATÁSTROFES COMO: MORTE DE PESSOAS E DESTRUIÇAO DOS LUGARES. AINDA ASSIM, AS CINZAS VULCÃNICAS PODEM PROMOVER A FERTILIDADE DO SOLO NOS ARREDORES DAS ÁREAS AFETADAS. PENSANDO NISSO A5ª SÉRIE 54, REALIZOU UM TRABALHO DE APRESENTAÇÃO NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS, ENVOLVENDO OS ASSUNTOS; VULCANISMO, TERREMOTOS E GÊISERES. FOI APRESENTADO AOS ALUNOS DE 3º E 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I E ENSINO FUNDAMENTAL II.
PROF: FRANCIELE.



































































domingo, 20 de junho de 2010

PASSEIO DE ESTUDO

VISITA A CHAPECÓ CRIANÇA COM AS 3ª SÉRIES.
CHAPECÓ CRIANÇA UMA LIÇÃO DE CIDADANIA.

domingo, 13 de junho de 2010

MEIO AMBIENTE É COISA SÉRIA, CADA UM FAZ SUA PARTE E O TODO AGRADECE

TRABALHOS DESENVOLVIDOS SOBRE O MEIO AMBIENTE



































































MEIO AMBIENTE


GRÊMIO ESTUDANTIL - UNIÃO DOS ESTUDANTES, SE MOBILIZAM PARA LEVAR INFORMAÇÕES SOBRE LIXO E RECICLAGEM E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE PARA AS FAMILIAS DO BAIRRO SANTA TEREZINHA.






segunda-feira, 7 de junho de 2010

CIDADANIA

AS 4ª SÉRIES VISITAM "A CHAPECÓ CRIANÇA" UMA CIDADE EM MINATURA COM VARIAS OFICINAS, ONDE AS CRIANÇAS RECEBEM LIÇÕES E INFORMAÇÕES SOBRE CIDADANIA.





























terça-feira, 1 de junho de 2010

HISTÓRIA EM CAMPO

Local de visita: Irani /SC
Assunto – Guerra do Contestado
Para entender-se bem a Guerra do Contestado, é preciso voltar um pouco no tempo e resgatar o valor da figura de três monges da região. O primeiro monge que galgou fama foi João Maria, um homem de origem italiana, que peregrinou pregando e atendendo doentes de 1844 a 1870. Fazia questão de viver uma vida extremamente humilde, e sua ética e forma de viver arrebanhou milhares de crentes, reforçando o messianismo coletivo. Sublinhe-se, porém, que não exerceu influência direta nos acontecimentos da Guerra do Contestado que ocorreria posteriormente. João Maria morreu em 1870, em Sorocaba, Estado de São Paulo. As entrelinhas do que estava por vir estavam se amarrando entre si. A espera dos fiéis acaba em 1912, quando apareceu publicamente a figura do terceiro monge. Este era conhecido inicialmente como um curandeiro de ervas, tendo se apresentado com o nome de José Maria de Santo Agostinho.
Os seguidores do monge, vencedores em Irani, incluindo aí alguns fazendeiros, reagruparam-se e reorganizaram a comunidade do "Quadro Santo", bem como a "Monarquia Celestial". Morto José Maria, os caboclos passaram a obedecer as ordens de um novo chefe, de nome Eusébio Ferreira dos Santos, cuja filha, Maria Rosa , tinha visões. Em Taquaruçú fortaleceu-se um núcleo de fiéis que reuniu cerca de 3000 crentes. Estes reuniram-se atendendo ao chamamento de uma mulher, Teodora, antiga seguidora de José Maria, que dizia ter visões do monge.Para alguns historiadores este dezembro de 1913 seria o ponto inicial da Guerra do Contestado, mas não é possível deixar de considerar o confronto de 1912, em Irani.