LER É APRENDER, VIAJAR, CONHECER, DIVIDIR, SOMAR CONHECIMENTOS.

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sexta-feira, 30 de outubro de 2009

PROJETO CRIANDO LAÇOS E GERANDO RENDA










JUSTIFICATIVA

A Escola Básica Municipal Santa Terezinha, LOCALIZADA NO Bairro Santa Terezinha– Xaxim/SC pretende integrar e fortalecer as relações entre Escola e a comunidade local, tendo como meta o treinamento e a qualificação para diferentes habilidades.
O poder público municipal, através da Secretaria de Educação, oportunizará subsídios para que esta unidade Escolar estimule a comunidade a buscar novas formas de geração de renda, e novas práticas de cooperativismo e empreendedorismo, a fim de incluir a comunidade no mercado de trabalho e recuperar a auto estima, possibilitando a formação e a promoção da identidade cultural.
OBJETIVO
Viabilizar a inclusão social por meio de oficinas de geração de renda e de qualificação profissional, que os transformem em sujeitos de suas histórias, facilitando a inserção no mercado de trabalho, estimulando novas práticas de cooperativismo e em- preendedorismo, valorizando-os enquanto cidadãos.
PÚBLICO ALVO
Comunidade, pais e alunos do Bairro e Escola Santa Terezinha.
METODOLOGIA
As oficinas serão disponibilizadas em espaço próprio na Escola e contarão com aulas teóricas e práticas por profissionais das áreas a serem trabalhadas.
Cada oficina de artesanato (confecção de chinelos decorados, pintura em tecido, bijuterias, Tricô e biscuit) acontecerá uma vez por semana com duração de 04 (quatro) meses.
O material utilizado em cada uma das oficinas será distribuído gratuitamente aos alunos. Os objetos confeccionados serão expostos e comercializados em feiras e comércio do município e o lucro será do artesão para que o mesmo tenha recursos para adquirir matéria prima para dar continuidade ao seu trabalho.
Ao término das oficinas os alunos receberão certificado.

Equipe diretiva e professores.

PROJETO PRESENÇA NA ESCOLA


Organização: Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Xaxim
Escola Básica Municipal Santa Terezinha
Elaboração: Gloria Aparecida Pieresan



APRESENTAÇÃO

O Presente Projeto tem por objetivo contribuir para a diminuição do número de faltas e evasão escolar dos alunos das Escolas da Rede Municipal de Ensino de Xaxim/SC.
Está baseado em requerimento aprovado na Câmara Municipal de Vereadores, através da sugestão do Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Sr. Amarildo Maroco.
Em um primeiro momento, em caráter experimental, o Projeto visa atender os alunos Educação Infantil e de 1ª a 8ª Séries (Ensino Fundamental) da Escola Básica Municipal Santa Terezinha. Posteriormente, será ampliado para a Escola Básica Municipal Cecília Meireles. Ambas as Escolas, atendem alunos de áreas onde as condições sócio-econômicas do município são as mais deficientes.
Sua efetivação acontecerá através do repasse de 01 litro de leite integral, tipo C, de caixinha e 04 pães tipo sanduíche por semana, ao aluno que não obtiver faltas injustificadas na Escola durante a semana anterior ao recebimento.

JUSTIFICATIVA

O Direito à educação é parte de um conjunto de direitos chamados direitos sociais, e tem como inspiração o valor da igualdade entre as pessoas. No Brasil, este direito apenas foi reconhecido na Constituição Federal de 1988. Antes disso, o Estado não tinha a obrigação formal de garantir a educação de qualidade à todos os brasileiros, o ensino público era tratado como uma assistência, um amparo àqueles que não podiam pagar. Durante a Constituinte de 1988, as responsabilidades do Estado foram repensadas e promover a educação fundamental passou a ser seu dever:
“A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”
(Constituição Federal de 1988, artigo 205)
Além da Constituição Federal de 1988, existem ainda duas leis que regulamentam e complementam o direito à Educação: o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), de 1990; e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996. Juntos estes mecanismos abrem as portas da escola pública fundamental a todos os brasileiros, já que nenhuma criança pode ficar fora da Escola.
Através do Projeto Presença na Escola, pretendemos além de trazer o aluno diariamente para Escola, contribuir para que ela tenha um melhor aprendizado, obtendo boas notas e conseqüentemente a sua aprovação no final do ano letivo. Também, contribuir com a alimentação das famílias, pois estando bem alimentado, o aluno estará com suas condições físicas saudáveis, favorecendo o seu aprendizado.
Em cada fase da vida há uma demanda energética e nutricional diferente, de acordo com a necessidade orgânica. A infância é a fase inicial onde ocorre a formação e crescimento. Na adolescência ter uma dieta balanceada também é fundamental, pois as necessidades nutricionais nessa fase são maiores. Por isso, é muito importante estimular uma alimentação saudável diariamente e explicar porque há esta necessidade.
Além de ter uma alimentação equilibrada, com o consumo de todos os grupos alimentares, podemos enfatizar o consumo de cálcio, mineral importante para a formação do esqueleto, presente no leite e o ferro para o desenvolvimento muscular, esquelético e endócrino e o zinco, contribuindo para o crescimento e a maturação do adolescente.
A escolha do leite e do pão se deu por ser fazer parte do dia-a-dia do brasileiro. Geralmente, o dia-a-dia não começa sem ele. O pão assim como massas, batatas, mandioca e cereais são alimentos ricos em carboidratos, sendo estes a base de nossa alimentação e a primeira fonte de energia que o nosso corpo usa. Uma dieta pobre em carboidratos pode trazer efeitos indesejados, como fraqueza, mal-estar, desidratação, perda de massa magra, menor resistência a infecções, dentre outros problemas. Para o bom funcionamento do organismo, 50 a 60 % das calorias que nós ingerimos devem vir dos carboidratos. Além disso, o pão tem uma importância cultural e religiosa, muito grande. “Ele é o ato de compartilhar, para muitos é o momento em que a família se reúne para conversar”.
O leite é considerado um dos alimentos mais completos que existe na natureza, pois contém todos os elementos nutritivos necessários para o crescimento e manutenção da saúde. Também é fonte de proteínas, cálcio, potássio, cloro, iodo, fósforo e outras substâncias, mas o cálcio é o principal nutriente encontrado nos lacticínios, daí a importância do seu consumo em todas as idades.
Para a implantação do Projeto, serão envolvidos também, os alunos atendidos nos Projetos Sócio-educativos desenvolvidos no CEACA – Centro de Atendimento a Criança e ao Adolescente. Os pães que serão distribuídos no Projeto serão produzidos pelos adolescentes da Oficina de Panificação, contribuindo para a futura inserção no mercado de trabalho.

OBJETIVOS

Objetivo Geral:

· Distribuir semanalmente pão e leite aos alunos da Rede Municipal de Ensino, contribuindo para a redução das faltas e da evasão escolar, favorecendo para um melhor aprendizado e aproveitamento escolar e com a alimentação familiar.

Objetivos Específicos:

Apresentar o Projeto para apreciação do Conselho Municipal de Educação;
Diminuir o número de faltas dos alunos nas escolas da Rede Municipal de Ensino;
Favorecer o aprendizado, contribuindo para a redução das reprovações nas escolas;
Contribuir com a alimentação familiar através da distribuição de Pão e Leite;
Envolver a comunidade escolar nas atividades do Projeto, sensibilizando-os para a importância da atividade;
Organizar juntamente com Profissionais da Escola, a melhor forma para distribuição do pão e do leite;
Capacitar através da Oficina de Panificação os adolescentes atendidos no CEACA - Centro de Atendimento a Criança e ao Adolescente para a Profissionalização, pois os mesmos estarão participando da produção do pão que será distribuído;
Apresentar/lançar o Projeto aos Pais dos alunos, estabelecendo os critérios e normas que dão direito ao recebimento, como também, as responsabilidades das famílias e alunos;
Promover o equilíbrio nutricional através do consumo de alimentos ricos em nutrientes necessários ao desenvolvimento das crianças, adolescentes e adultos.

METODOLOGIA

O presente Projeto será desenvolvido dentro de uma metodologia pensada e organizada juntamente com Profissionais da Escola, visando atender as suas necessidades de acordo com a realidade escolar. Obedecerá aos seguintes passos:
· Elaboração do Projeto;
· Organização juntamente com a Equipe Diretiva da Escola, a melhor forma de distribuição do leite e do pão;
· Apresentação do Projeto para o Conselho Municipal de Educação;
· Divulgação/lançamento do Projeto nos meios de comunicação local;
· A distribuição do pão e do leite será realizada obedecendo os seguintes critérios:

■ Terão direito a receber 01 litro de leite e 04 pães tipo sanduíche, os alunos que
obtiverem 100% de freqüência na semana anterior ao da distribuição;
■ Para efeito de faltas justificadas serão apenas aceitos atestados médicos, não terão validade comprovantes de consulta, horários de dentista, fonoaudiólogo(a), psicóloga e outros;
■ o controle de freqüência dos alunos ficará sob responsabilidade de um profissional que atua na Unidade Escolar, designado para fim;
■ Semanalmente, nas terças-feiras, a escola requisitará para a Secretaria Municipal de Educação a quantidade de pão e leite necessários para a distribuição na referida semana, de acordo com a freqüência obtida pelo aluno na semana anterior.
■ Para ter direito ao pão e ao leite, o aluno deverá participar ativamente de todas as atividades da escola;
■ O aluno deverá também, melhorar gradativamente sua aprendizagem medida através de notas;
■ Em caso de constatação de alguma irregularidade, por parte do recebimento e destinação do pão e do leite (comercialização, troca...) serão analisados e avaliados por uma comissão constituída por membros da equipe Diretiva, Professores e Conselho Escolar, que reunir-se-á mensalmente para avaliar o Projeto, como também, extraordinariamente em caso de necessidade;
■ Os pais/responsáveis dos alunos assinarão um Termo de Compromisso, se comprometendo com as finalidades do Projeto;


RECURSOS

Recursos Humanos:
Adolescentes atendidos no CEACA
Equipe diretiva da EBM Santa Terezinha
01 padeiro

Recursos Físicos:
01 sala para instalação dos equipamentos para panificação (sovadeira,
misturador...)
Mesas, bancos,

Recursos Materiais:
Leite (média de 700 litros por semana)
Farinha de Trigo
Ovos
Fermento Biológico
Açúcar
Sal
Leite

AVALIAÇÃO


Estima-se que o projeto venha a contribuir para a redução do número de faltas dos alunos da Escola. Através da redução das faltas, haverá mais aproveitamento e apreensão dos conteúdos repassados pelos Professores em sala de aula, conseqüentemente menos reprovações.
A avaliação será um processo constante, sendo que, por ser um Projeto Piloto e de grande amplitude necessitará ser avaliação constante. A avaliação será feita por uma comissão direcionada para tal finalidade.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Constituição Federal de 1988

ECA – Estatuto da Criança e do Adoelscente – Lei

LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

PROJETO : DESPERTANDO PARA A CIDADANIA















Atividades: Semana da família e orientações para os alunos ( ética, sexualidade, cidadania)


JUSTIFICATIVA :

O ser humano, sendo um animal racional tem uma condição social necessita de segurança e cuidados, sobre tudo nos seus primeiros anos de vida, para ajuda de sua sobrevivência. A família é a instituição social responsável para cumprir essas tarefas, de ajuda a um novo ser.
Cada família tem uma organização própria e estrutura na qual são desempenhados papéis e funções por cada um dos elementos que a constituem.
Tradicionalmente em uma família existem os seguintes papéis principais: de pai, mãe e filho, podendo ser alargado a avós, tios, primos sobrinhos entre muitos mais. A noção de pertença de uma família é adquirida com os desempenhos desses mesmos papéis.
Já na atualidade, existem diferentes modelos de unidades familiares não existindo regras básicas de parentesco, filhos morando apenas com um dos pais, (devido a separações, casais sem filhos , uniões homossexuais etc.)
Com o desenvolvimento industrial o modo como a família era percebida mudou, antes teria que existir uma certa constância, manutenção dos mesmos padrões sociais , as mulheres teriam que suportar o que tinham dentro das quatro paredes , depois disso com a emancipação desta o modo como a família foi encarada mudou . A mulher passou a assumir um papel diferente em casa e na sociedade. A própria sociedade passou a encarar o papel da mulher como pessoa, como membro da família.
Conforme dados acima citados, pretende-se com este projeto falar sobre o que é a família, sua relação enquanto primeira sociedade do indivíduo, e sua nova estrutura, fazendo uma relação e investigação do modo de como se relacionam.

Objetivo:


O Projeto Despertando para a Cidadania que tem como objetivo “estimular os alunos enquanto cidadãos de forma a despertar a consciência da importância do exercício dos direitos e deveres, da educação na vida dos indivíduos e da necessidade da prática do bom convívio”, buscou uma parceria com o PROGRAMA VIDA FELIZ – Chapecó, do Centro Social Marista - CESMAR.


METODOLOGIA :

PALESTRANTES: CENTRO SOCIAL MARISTA DE CHAPECÓ PROGRAMA VIDA FELIZ EM 2.009 .

ENVOLVIDOS: Comunidade escolar, entre eles, pais, mães, responsáveis , alunos e professores.

As palestras com alunos acontecerão durante o período de aulas , com acompanhamento dos professores de sala .

Palestras com pais será no dia 14/10 /09. a partir das 19:00 minutos.

Este Programa desenvolve um trabalho com crianças e adolescentes nas escolas de ensino fundamental. As séries que os integrantes do Programa trabalham são de 5ª a 8ª Séries Finais, com temas pertinentes para cada série. Desta maneira, o Programa Vida Feliz desenvolve palestras e dinâmicas.

5ª série: Tema Arte do saber
6ª série: Tema Amizade e relacionamento
7ª série: Tema Cidadania
8ª série: Tema Afetividade e sexualidade
Através de um contato com os integrantes do Programa, agendamos para os dias 13; 14 e 15 de outubro de 2009 trabalhos com a comunidade escolar. Está programado para os dias 13 e 15 de outubro, conforme cronograma em anexo, as atividades.
O dia 14 de outubro foi reservado para a família, a temática a ser desenvolvida é referente à família na contemporaneidade, a importância desta instituição na vida social e de que maneira a família pode contribuir para a formação de caráter de seus filhos. Nesta data seremos contemplados com uma palestra que abordará que abordará os temas acima citados, no período noturno às 19:30 minutos.


Mara M. Gai Corseuil
Assistente Social
CRSS 4423 12ª região.
Equipe diretiva e professores.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

BREVE HISTÓRICO


A Escola Básica Municipal Santa Terezinha, situada no Bairro Santa Terezinha, neste município, atende 690 alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental, nos turnos matutino e vespertino, contando com 57 funcionários.
A proposta pedagógica adotada é a do Bom Jesus , que está pautada na concepção filosófica, teológica e educacional do homem como ser social e tem como missão promover a formação do ser humano e a construção da cidadania, sistematizando e socializando o saber científico, tecnológico e filosófico na qual , os alunos recebem gratuitamente apostila trimestrais ou semestrais , visando com esta , promover a aquisição do conhecimento , melhorando assim e educação em nosso município . Como apoio , contam também com o PROJETO APRENDER , com professores e em turnos inversos , participam de aulas visando sanar as dificuldades de aprendizagens .
Os professores , para planejar suas atividades recebem materiais didáticos e pedagógicos como: Plano de Atividade, Plano Curricular e Encaminhamentos Metodológicos que somados aos conhecimentos e suas formações de nossos docentes , contribuem para um trabalho escolar voltado ao coletivo e que visa a integração do ser , como cidadão que queremos construir . Participam de capacitações com a equipe pedagógica “Bom Jesus” de Curitiba.
Como forma de incentivo à frequência e o rendimento escolar dos alunos da Unidade Escolar, cada aluno com 100% de assiduidade na semana e com aproveitamento de conteúdo semanal, na sexta-feira recebe 1 litro de leite a 4 pães tipo sanduíche.
Implantamos em 2009 a toda comunidade escola do Bairro Santa Terezinha, o Projeto CRIANDO LAÇOS E GERANDO RENDA , objetivando a inclusão social por meio de oficinas de geração de renda e de qualificação profissional , que os transforme em sujeitos de sua história, facilitando a inserção no mercado de trabalho , estimulando novas práticas de cooperativismo e empreendedorismo . Essas oficinas são desenvolvidas no próprio espaço da escola , com curso básico de informática, violão, percussão, pintura em tela e em toalha, bordado em chinelo, flores em EVA, confecção de bijuterias e caixinhas de madeira decoradas, balet, dança.
Para incentivo na busca da cidadania em conformidades com o PROJETO “ EMANCIPAR PELA EDUCAÇÃO , iniciativa da SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO criamos também em 2009 CLASSE DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS com 28 alunos matriculados e frequentando , BUSCANDO ASSIM UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA .

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

VIDEO - Faz um milagre em mim

VIDEO - Musica: Sondame Senhor